domingo, 17 de julho de 2011

PINTURA + FÍSICA QUÂNTICA = CINEMA

Claro que você conhece a imagem acima, né? Pintado em 1656 pelo espanhol Diego Velázquez (1599 _ 1660), o quadro As Meninas retrata no centro a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, cercada por figuras como damas de companhia, criados, o rei e a rainha – além do próprio artista, à esquerda da composição.


Pois essa célebre tela – atualmente em exposição no Museu do Prado, em Madri – é o mote do novo filme do cineasta Jorge Furtado. No microcurta Velázquez e a Teoria Quântica da Gravidade, um jovem cientista -vivido pelo ator Felipe de Paula -pensa ter enfim encontrado a teoria quântica da gravidade a partir do quadro da família real espanhola.


O filmete de três minutos, que tem no elenco ainda a bela Renata de Lélis, foi produzido para uma Mostra Especial da edição deste ano do festival de micrometragens Cel.U.Cine www.celucine.com.br. Além de Furtado, o evento encomendou filmes curtíssimos também para Beto Brant, Lázaro Ramos, Hector Babenco, o português David Rebordão e o angolano Mario Bastos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário