sábado, 11 de julho de 2009

Idéias...Ser Professor no Contexto Atual

Difícil... selecionar idéias..Conhecer os estudiosos de educação, como nossos alunos aprendem e refletir nossa prática são caminhos para nos ajudar a "transgredir"na função de professores. Perrenoud-Discute o profissionalismo,o que é imprescindível para saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está a cada dia mais acessível. Morin-Fala da escola com o saber fragmentado,defende uma incorporação dos problemas do cotidiano no currículo e ainterligação dos saberes. Nóvoa-Conceitua o professor reflexivo, que pode pensar sua prática e elaborar conhecimento.O desafio dos professores é manter-se atualizado sobre metodologias e desenvolver práticas pedagógicas eficientes. Tânia Marques-Questiona sobre ensinar o quê?Para quem? Oque ensinar?Ensinamos do mesmo modo para todos?Ensinamos do mesmo modo que aprendemos?As minhas motivações e necessidades seriam as mesmas dos alunos hoje?Destaca 3 níveis de ensinar...Não penso no aluno?Penso no aluno a partir de mim?Penso no aluno a partir do aluno? Lee Schulman-Propõe conhecimentos para o professor entre eles,o conhecimento pedagógico do conteúdo e e conhecimento pedagógico geral. Porque estas escolhas de teóricos?Porque me identifiquei com suas propostas, com minhas angústias.Acredito que nosso desafio é mudar nossa postura frente aos nossos alunos,integrar disciplinas e estar disposto a aprender com eles.As competências para ensinar que Perrenoud nos traz são imprescindíveis,o vínculo com uma instituição para formação e atualização que Nóvoa defende ser a escola ,fonte de pesquisa coletiva,é importantíssimo.As resignificações de Tânia Marques,o contexto , o pedagógico do conteúdo,forma de fazer nosso aluno aprender,são angústias de nosso cotidiano.Lee Schulmann também com as relações da pesquisa e o ensinar.Estamos em processo de mudança.Pela história,resgatando um papel das artes e pelo contexto da educação vista com habilidades e competências.Diferente de como aprendemos e daí a importância de formação continuada...continuada....continuada

Nenhum comentário:

Postar um comentário