
REFLEXÕES SOBRE O FILME LEÕES E CORDEIROS
Um filme denso...que nos instiga a muitas reflexões...”Professores não ensinam...são vendedores...de seus alunos para eles mesmos”.Um olhar sobre nosso papel de “políticos” além dos conteúdos, ou com os conteúdos de nossas aulas.Estamos com uma ampla responsabilidade como formadores de opiniões.Nosso currículo oculto,em muitas situações determinam nosso discurso ideológico,pode,se dizer.”...você se importa se apenas venho à aula...”Esta aula e seu contexto.Venho à aula, buscar desafios,resolver problemas,criar expectativas,aprender convivências,selecionar conceitos...Que significado nossa “lista” seleta de conteúdos ou informações a cada ano podem fascinar ou destruir idéias de nossos alunos?Nas colocações que o aluno no filme faz ao professor, ele questiona o significado de estar aprendendo sobre ciência política ,enquanto a corrupção é um cenário constante...que sociedade reconhece a importância de conhecimentos que tornam-se obsoletos pela realidade?Nos argumentos do aluno ele afirma admirar os gregos, que fizeram a história..e “quanta besteira os eleitores atuais têm que engolir dos candidatos...”O professor o faz repensar sobre o seu poder pessoal (do aluno)...”palavras são melhores quando tiverem experiências...apenas falar?”...importante analisar como chegamos até aqui,temos que ser destemidos...ter medo, mas ter coragem de ir além...Reflexões que permeiam nosso cotidiano em diferentes dimensões.Muitas vezes não conseguimos “significar” nossas propostas, outras vezes conseguimos efeitos importantes,desencadeamos o debate, as discussões, os enfrentamentos positivos para escolhas.Outras questões ainda feitas pelo aluno...”isso é professor?Isto é tudo que você pode fazer?Ser professor é fazer o máximo com o que você tem...”Importante as colocações do professor no filme: “Sou professor porque sou egoísta..penso ter a habilidade de reconhecer os potenciais dos outros talvez ajudá-los, dar um empurrão..”É isso,valorizar potenciais,estimular inteligências,permitir flexibilidades...ouvir,escutar,procurar ser honesto nas ações e reações...discursos amparados...possibilidades de escolhas em vez de respostas prontas nas diversas questões.Difícil questão ser professor neste contexto...Sobre “ações afirmativas na universidade”,,no Brasil ,após algumas leituras ,nos leva a refletir sobre o próprio conceito de ações afirmativas...”....que diferença faz ser afro...”São medidas especiais com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas...garantindo igualdades de oportunidades e compensar perdas provocadas pela discriminação....combater efeitos...No Brasil vejo as cotas nas universidades como uma medida temporária,necessária considerando o contexto.Não vejo justiça neste processo, porém uma alternativa.Precisamos oportunizar igualmente as raças ,,construir uma cultura de respeito e daí sim as cotas não serão mais necessárias.O filme apresenta muitas outras possibilidades de debate,como a mídia,a política e a ética ou o conjunto de valores que permeiam nossa sociedade..“Você quer que eu me desculpe por uma conquista?”(Senador falando com a jornalista.Leões e cordeiros...
Neusa Vinhas
Pesquisa.
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=361
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_afirmativa
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