sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aspectos da história do ensino de artes visuais no Brasil.

É fundamental conhecer a história do ensino de arte para perceber a realidade atual e lidar criticamente com ela."Ana Mae Barbosa

O ensino das artes no Brasil

Como tudo começou...

No Brasil, recebemos influências de várias culturas, que foram incorporadas ou assimiladas à nossa, resultando nas diversidades que expressamos nas diversas regiões de nossos país.A música, o teatro, danças,artes visuais,registram o pensamento e o texto de nosso povo.Se voltarmos 1816,teve a Missão Artística Francesa que veio ao Brasil ,trazidos por D. João VI, temos a Academia Imperial de Belas Artes, com a finalidade do desenho,valorização da cópia fiel e utilização de modelos europeus.Neste tempo o país vivia o Barroco, mas o neoclassicismo trazido pelos franceses foi incorporado pelas elites, à arte obteve a distinção de “luxo” e os padrões valorizados eram somente estes.Daí em diante nossa ênfase no ensino das artes ficou no desenho,com modelos, e autoritarismo, centrado na valorização do produto final e o professor como dono da verdade absoluta.A arte visava um aluno que desenvolvesse a coordenação motora,a precisão, aprendesse técnicas,hábitos de limpeza e fossem preparados para a vida profissional.O desenho para um possível utilidade na indústria.O ensino de música não era prioridade.Em 1950, aprendia-se memorização de hinos da pátria e noções da escrita musical.Surgiam a técnicas,”sondagem de aptidão e preparação para o trabalho”: Técnicas domésticas, técnicas industriais,comerciais e agrícolas, as meninas eram separadas do meninos dependendo da aula.

Entre 50 e 60 a escola nova,influenciava as escolas.Pedagogia centrada no aluno, nas aulas de artes a livre expressão e a valorização do processo de trabalho.O professor deveria dar oportunidades para que o aluno se expressasse de forma “espontânea”, isto seria a valorização da criatividade.Todo processo nas artes deveria “brotar” do aluno.

Em 1971, a Lei 5692 criou o componente curricular “Educação Artística”,e deveria ser abordada a música,teatro,dança e artes plásticas.

Muitas concepções ao longo do tempo permearam este percurso em artes e até hoje vivemos alguns equívocos .Pode ser confundido com terapia,com lazer,com o comprometimento com a decoração da escola, com um fazer centrado nas datas comemorativas ou como pano de fundo para outras áreas de estudo consideradas de maior importância nos currículos, para “fixar” conteúdos de outras áreas.

Em 1996, com a LDB nº 9.394 “O ensino de artes constituirá área de artes constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis o da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” Segundo os PCN’S de arte:São características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por arte e (não mais por educação artística) incluírem-la na estrutura curricular como conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como atividade”

A arte como conhecimento é condição indispensável para nossa concepção.Ensino da arte propõe a articulação de três campos conceituais:a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente.Produção – fruição – reflexão.
Referências Bibliográficas:
Didática do ensino da arte: poetizar, fruir e conhecer arte
Autor: Mirian Celeste Martins; Gisa Picosque e Maria Terezinha Telles Guerra.Editora: FTD. São Paulo, 1998







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