terça-feira, 24 de maio de 2011

Leitura e Releitura

Leitura de releitura


No início dos anos 90 o ensino de artes no Brasil passou por alterações teóricas e práticas bastante significativas. Uma abordagem chamada Metodologia Triangular difundida pela arte educadora Ana Mae Barbosa na década de 80.Essa abordagem era pautada no contato com obras de arte,focalizava a apreciação estética e a contextualização histórica junto à produção artística.A imagem foi promovida nas propostas pedagógicas provocando diferentes usos em sala de aula.A apropriação desta nova tendência foi lenta e muitas vezes equivocada.A leitura de imagens em muitas situações ficou restrita a identificação dos elementos formais e a “releitura” passaram a ser entendida como a tentativa de cópia das obras.

Ler é fazer perguntas ao texto, escrito ou visual ou outro.Leitura de uma imagem seriam a leitura de uma trama, de algo tecido com formas,cores,texturas e volumes.Maria Helena Martins (1994: 30) considera que a leitura é um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem.Onde ler contemporaneamente, é atribuir significados, seja na imagem, seja a um texto.Ao ler estamos entrelaçando informações do objeto, suas características e informações do leitor; seu conhecimento do objeto, suas inferências, sua imaginação.A leitura depende do que está em frente e atrás dos olhos.Há uma construção de conhecimentos visuais.Uma leitura se torna significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossa experiência de leitor se processa no diálogo do leitor com a obra.

Releitura não é apenas uma tentativa de cópia de trabalhos de artistas. É um trabalho no qual o aluno, consciente de forma explícita enfoca uma obra antes produzida, a partir de sua leitura, o aluno elabora outro texto visual.Releitura é um “fazer” a partir de uma obra.É ler novamente, é reinterpretar,é criar novos significados.Releitura é uma transformação,uma criação com base num referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final (Pilar, 1999, p.18)

A leitura poderá variar em diferentes níveis de compreensão da arte.Uma criança do nível I, que vê o concreto nas imagens,que enfoca o real , o fisicamente representado fará sua releitura relacionada às coisas concretas, pois esta leitura ou releitura será resultado de sua compreensão, com suas experiências e de seus referenciais.Dependem também da familiaridade com arte estas construções.Um aluno com idéias do nível III fará uma leitura mais elaborada e conseqüentemente uma releitura mais complexa “revelando suas subjetividades” na interpretação, afastando-se do que está fisicamente representado.

A releitura é “concebida a partir da leitura que poderá ser diferente considerando particularidades como a idade, as condições cognitivas, a familiaridade com arte e estética.
Nas “metodologias expressivistas” do modernismo eram evitados estes diálogos com a arte que a releitura proporciona.
Nossas intervenções como professores deverão ser no sentido de oportunizar leitura de imagens, onde os alunos possam interpretar e releituras com imagens de referências para criar novos significados. Nas nossas reflexões precisamos saber se prestamos atenção na leitura de nossos alunos,e se estamos priorizando a educação estética na nossa prática .Trabalhar com a visualidade em sala de aula não é só possibilitar o contato com os diferentes tipos de imagens ou identificar estilos, mas é principalmente conhecer o discurso visual presente no texto imagético, entender a significação que está escrita ali.Não podemos permitir que as crianças sejam somente consumidoras de imagens mas que possam ser observadoras e críticas sensíveis.

“Gardner , em seu livro “Educacion artística Y desarrollo humano”, diz que da mesma maneira que não podemos supor que indivíduos aprendam na ausência de apoio a ler e escrever em suas linguagens naturais, também parece razoável supor que os indivíduos podem se beneficiar da ajuda que recebem quando aprendem a “ler” e a “escrever” nas diversas linguagens da arte.


Referências Bibliográficas

REVISTA DE EDUCAÇÃO- Projeto de Artes Plásticas – Nº 05 –Leitura de Imagem na Educação Fundamental – Cláudia Zamboni de Almeida e Maira Helena Wagner Rossi – Ano III – julho/dezembro 2001

ROSSI,M.H.Wagner;DEMOLINER,Isadora. Leitura e releitura:estabelecendo relações. REVISTA PÁTIO Ano VII - Nº 27 - Dilemas Práticos dos Professores - Agosto a Outubro 2003.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994

ROSSI,M.H.Wagner; CAPRA,L.Carmen. Caderno de Casos:Ensino de Artes Visuais.Caxias do Sul, RS: Educs, 2004

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