sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inclusão e Arte

CURSO DE ARTES VISUAIS
UFRGS – POLO I – PORTO ALEGRE – RS
DISCIPLINA: Inclusão Social e Cidadania
Analisando a arte como uma ferramenta favorecedora ao processo de inclusão escolar.
Partindo da concepção que, a arte é uma parte essencial da experiência humana, que adquiriu ao longo da história sua condição como área do conhecimento; podemos pensar sua contribuição no processo inclusivo escolar. Nossa realidade contempla um currículo fechado e previsível,onde a aprendizagem é planejada,processada e avaliada de forma “igual” para todos.Nos falta reflexão enquanto mediadores, e busca de estratégias que possam redimensionar este ensino exclusivo.A cada dia percebemos mais diversidades em nossos alunos, visíveis ou não, mas necessárias de metodologias específicas.
Arte, em algumas situações como percebemos no vídeo, torna-se significativa fora do espaço escolar, quando na escola é vista como coadjuvante no processo de ensino. Através da linguagem artística, podemos olhar o mundo de novas maneiras, perceber a importância dos sonhos e da imaginação e nos ajuda a expressar e tomar consciência de problemas sociais e políticos.A arte possibilita o espanto,a inovação e a perturbação.Através dela podemos repensar os novos modos de nossa presença e condição no mundo.Estranhar nosso próprio comportamento e “olhar” para outros “cenários”, e então fazermos a inclusão.
A arte poderá, como qualquer outra área desencadear práticas inclusivas desde o planejamento das atividades, que possam permitir diferentes ações até a avaliação considerando as diversidades de ritmo ,dificuldades ou facilidades .Quanto mais pudermos conhecer e observar nossos alunos maior serão nossas possibilidades de inclusão.

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