terça-feira, 21 de junho de 2011

Ensino de Arte na Contemporaneidade

Ensinar arte na contemporaneidade
Ensinar na contemporaneidade em qualquer área nos instiga a um pensar em constante mutação. Nossa concepção de como nossos alunos aprendem, fatores que influenciam e conexões possíveis são fundamentais para uma prática transformadora.Artes como área de conhecimento com linguagem específica que demanda propostas metodológicas particulares no universos escolar, são conquistas históricas.Neste sentido nosso desafio como mediadores de processo de aprendizagem, como “curadores” deste “mundo imagético” , torna-se muito grande.O dinamismo do percurso de nossos alunos, as tecnologias, a imensa “onda” de informação, a quantidade imensurável de imagens que permeiam a vida de cada um,as múltiplas inteligências, a cultura visual, os temas transversais a necessidade da alfabetização visual e a necessidade da compreensão estética , são alguns dos muitos caminhos que devem ser considerados em nossos planejamentos.Além disso a escola deve ser vista como lugar significante, com espaço para a “ ecologia” individual, um espaço sócio cultural. Da mesma maneira que a sociedade, que as pessoas transformam-se, que os textos e contextos se transformam, o papel da arte torna-se um “movimento” de mudança também. Articulações com tendências pedagógicas,as produções e a estética na história e na atualidade reorientam nossas práticas.Os paradigmas contemporâneos do ensino da arte contemplam a visão construtivista, a proposta triangular e suas inter relações,como Ana Mae afirma,”a proposta é mais que um tripé, é um vai e vem de fruir e devir, de construção e evocação,de pratica e reflexão”.Além disso a visão de cultura visual com a representação de diversas culturas,a educação com imagens com a idéia de diálogo, de interpretação, com subjetividades, fazem parte de nossas propostas.E ainda, projetos de estudo, deslocamento do papel do aluno, antes passivo e agora protagonista.O aluno constrói saberes em arte, estabelece relações ,reflete sua produção e a dos outros.Poderá compreender melhor o mundo,ser inovador,criativo,interagindo com os símbolos de sua cultura com um olhar mais amplo, demorado “extesiado.

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