terça-feira, 21 de junho de 2011

PCN"S - Séries Finais

PCN'S Considerando os PCN’S como consta no documento, “visando à necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras, respeitando as diversidades regionais”, torna-se importantíssimo nosso estudo e compreensão de sua proposta. Vejo realmente como apoio para nossos planos de estudos nas particularidades que cada escola vive.O projeto educativo de cada realidade pode apoiar-se nos PCN’S quando constrói seu percurso.Particularmente, em minha prática muitas vezes necessitei de pesquisa e entendimento deste documento. A estrutura do documento procurou “fundamentar, evidenciar e expor princípios e orientações para os professores, referindo-se à aprendizagem e à compreensão da arte como manifestação humana”. Nestas primeiras páginas temos uma relação dos objetivos gerais da área e depois os objetivos específicos de cada linguagem:Dança,Música,Teatro e Artes Visuais.A área de artes caracterizada como espaço de reflexão e diálogo,, nas dimensões de criação e apreciação. Talvez a proposta dos objetivos possa ser “pretensiosa”, ou utópica, porque uma grande maioria de escola não possuem profissionais com formação nas linguagens específicas, e nossos alunos não serão capazes como gostaríamos. Na realidade de minha escola da rede privada temos um professor de artes visuais, de música, de dança e de teatro, então trabalhamos separados, mas juntos no projeto de aprendizagem, mas na rede pública temos apenas um professor que acaba priorizando a sua área de formação. Aprender e ensinar arte... A primeira parte, ou os ciclos anteriores, são fundamentais para nossa organização no nível de conteúdo, habilidades e competências enfim, nos importa todas as questões anteriores. Os conhecimentos adquiridos, suas experiências, seu vocabulário estético construído,as linguagens e as situações de aprendizagem que desenvolveram se torna imprescindível para esta nova etapa de planejamento nas séries finais.Muitas situações percebemos que não há um profissional com formação na áreas de artes, e portanto as questões das artes são tratadas de forma equivocada ou sem nenhuma referência. Os elementos presentes nos PCN’S podem ajudar a tarefa do professor no planejamento, quando nos aponta uma referencial básica nos conteúdos , objetivos e avaliação de cada linguagem da arte. Este documento nos oferece uma referência e, portanto a construção das aprendizagens poderão ser amparadas nestes elementos. Uso os PCN’S, quando construo meus planos de estudo nas mais diversas séries. Estes planos serão minha “direção” durante o ano ou tempo a que se propõe e a sala de aula é conseqüência, nos seus projetos desta dinâmica do que espero que meu aluno o aprenda. E quais as estratégias poderão auxiliar nesta proposta. Como vou avaliar e como pensar este processo de significação.Difícil.

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