terça-feira, 21 de junho de 2011

PCN'S - Ensino Médio

O currículo por “competência constitui hoje um paradigma dominante na educação escolar no Brasil” e em outros países da Europa, América ,Ásia e África. Competências são organizadores de conteúdos curriculares a serem trabalhados nas escolas,segundo os referenciais. Competências é um conjunto de operações mentais, resultados a serem alcançados no desenvolvimento do aluno.Segundo Vasco Moreto, competência é a capacidade de o sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situação complexa.Competência então seria uma capacidade do sujeito,e pensando em “mobilizar” propõe movimento, movimentar com força interior o que é diferente da tradição de transferência de informação de um lado para o outro.O conceito de competência estaria ligado à resolver situações problemas através de mobilização de recursos .As habilidades seriam então as ações que nos levariam a um “saber fazer”.Seriam ações físicas ou mentais que indicam uma capacidade adquirida.Estas habilidades podem ser desenvolvidas pelas nossas situações de aprendizagens, permitindo que possamos chegar a competência que queremos. Um currículo que “tem as competências como referência, organiza-se por operadores curriculares transversais, que se referem às competências gerais que devem ser perseguidas em todas as áreas ou disciplinas, porque são competências indispensáveis para aprender qualquer conteúdo curricular”,segundo lemos nas Lições do Rio Grande, nos Referenciais Curriculares. Um currículo por competências não elimina sem deixa os conteúdos em segundo plano.As competências necessitam dos conteúdos, estes são a sua “substância”.O currículo deve ser construído com situações de desafio para estas aprendizagens.Em cada área de conhecimento devemos identificar os conceitos imprescindíveis e as situações nas quais eles devem ser aprendidos. Conteúdo, é um meio para desenvolver competências e habilidades Currículo , são a construção e sistematização dos conceitos em rede,articulando processos de aprendizagens As competências em artes visuais, segundo os Referenciais de Lições do Rio Grande,pg. 55: Ler, leitura de imagens, se desenvolve também na pesquisa , conceitos e problemáticas relacionadas ao campo de estudo da arte, artistas, obras,estilos,movimentos,contextos,história e todo o âmbito da compreensão estética e os elementos específicos da linguagem visual. Escrever,acompanha os processos de criação, a construção de uma poética pessoal, o fazer artístico,a interpretação da linguagem artística, produção, materialidades,instrumentos e técnicas.Registros de ações, avaliações pessoais,portfólio e elaboração de projetos realizados. Resolver Problemas,estaria presente no próprio fazer artístico, a elaboração dos processos criativos pessoais, o desenvolvimento dos projetos,um pensar próprio.Cada fazer artístico desenvolve uma resolução de problemas.Desafios.

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