terça-feira, 21 de junho de 2011

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS UFRGS – Porto Alegre – RS Aluna: Neusa Loreni Vinhas – 178555 – Pólo 1 Professora: Andrea Hofstaetter
Obras de Frans KrajcbergSalvai Nossas Almas -Siron Franco
Plano de Aula
Identificação:
A proposta deste Plano de Aula deverá realizada no Colégio Nossa Senhora Medianeira, de Candelária, RS. A turma que pretendemos atuar é uma 6ª série. São 28 alunos, da rede privada de ensino com um relativo repertório de artes construído, pois possuem professores especialistas desde a educação infantil.Quase todos os alunos são desta escola desde os anos iniciais e, portanto, conhecemos o perfil da turma, seus progressos, dificuldades e desejos de forma muito importante para desenvolver os projetos der aprendizagem. A escola trabalha com um grande projeto a cada ano letivo que permeia as atividades sempre que possível, e á partir dele surgem outros projetos menores, mais específicos de acordo com as definições de cada turma ou ano. Este ano de 2011, o projeto maior chama-se “Medianeira, o Bem faz a Diferença”, e dentro desta proposta , com o referencial pedagógico do Positivo podemos re criar nossas situações de aprendizagem.Esta turma está bastante envolvida com ações sobre o “Planeta Sustentável”.Minha escolha considerou este item também para que este “Plano de aula” não ficasse fora de contexto no projeto em andamento. Temática: Consideramos a proposta de a disciplina incluir o estudo de arte contemporânea, o envolvimento da 6ª série no projeto da escola e os conteúdos que deverão ser contemplados. Fizemos um recorte com a produção dos artistas: Frans Krajcberg, Siron Franco,Celso Gutfreind e Luiz Eduardo Robinson Achutti. Conteúdos Privilegiados:
-Arte e meio ambiente -Desenho de observação -Leitura de imagem -Escultura -Fotografia -Arte contemporânea e liberdade de materiais -Arte como função social Objetivos: -Oportunizar o estudo da arte contemporânea através do conhecimento de obras e artistas, suas poéticas, experiências em diversos materiais e suportes. -Propor um percurso de atividades que possam desenvolver a compreensão estética e ampliar o vocabulário de arte e cultura, considerando o engajamento dos referidos artistas nas causas sociais e os materiais alternativos envolvidos na sua produção. -Desenvolver habilidades do desenho através de observação e experenciamento com texturas, formas, contornos e cores presentes na natureza -Educar e sensibilizar olhares para a arte e para o ambiente que vivemos -Estimular a pesquisa -Construir tri dimensões, frotagem e relevos em papel Organização Didática: Organizamos nossa proposta percebendo a escola como um universo possível para os alunos expressarem seu discurso, seu olhar sobre o mundo e suas produções e criações. Pensamos a arte como processo de conhecimento que pode acessar as apropriações dos códigos necessários para a criação do vocabulário expressivo dos alunos, a construção de sua poética pessoal, estimular a alfabetização estética e a educação dos sentidos. O ensino de artes deve ser pensado e construído como espaço de fruição, reflexão e ação possibilitando o desenvolvimento da percepção do mundo além da escola, ampliando a dimensão de humanidade, exercitando a cidadania. 1-Apresentar imagens de obras de Krajberg, Siron Franco e fotografias de Luiz Eduardo Achutti de “Le Bois de Boulogne”, na sala de multimídia com sonorização de falas de Krajberg e textos de Celso Gutfrein do mesmo material. O telão com imagens, as falas e textos deverão fazer das provocações iniciais da proposta sobre o problema do projeto. 2-Refletir, ouvir, discutir sobre as imagens e textos. Realizar anotações no diário de bordo, que é um “caderno de afetos” que os alunos possuem e realizam ali seus registros durante todo o ano. 3-Articular roteiro de ações de forma cooperativa, com exploração do tema e dos conteúdos em pauta. Neste momento faremos a mediação de situações possíveis como é nossa prática em outros propostos.Faremos grupos para estudo de obras em específico mais detalhada, com pesquisa e leitura das imagens individuais e em conjunto.Este “texto” nos interessa como imagem para planejarmos nosso percurso.Em seminário posterior faremos esta “apresentação” de cada grupo, com os referenciais construídos e socializados com os demais alunos.Neste momento torna-se fundamental a evidência no vocabulário expressivo , os discursos e percursos dos artistas, elementos que permeiam as suas produções: poéticas e estéticas.Outro elemento importante são as conexões possíveis com outras linguagens, outros artistas e fatos relevantes da realidade de nossos alunos. 4-Pesquisa de crimes ambientais em nossa região ou ações de depredação, em jornais ou outras fontes, com posterior socialização. 5-Estudar as características dos objetos tri dimensionais 6-Organizar passeio nas proximidades da escola para fotografias de natureza morta em pequenas dimensões e coletar restos de natureza morta, raízes, folhas, cipós, galhos secos. 7-Visualizar as fotografias de forma coletiva. 8-Desenhar como exercício de observação observando texturas, pressão ou não do lápis, folhas, galhos, ou árvores, escolhendo “janelas”, utilizando lápis 6 B. 9-Realizar frotagens usando giz de cera em texturas com folhas ou cascas de árvores 10-Construir relevos em papel como uma das técnicas preferidas de Krajberg 11-Ver o vídeo biográfico de Frans Krajberg e seu percurso em defesa do meio ambiente. 12-Assistir ao vídeo Siron Franco – Natureza e Cultura, com fragmentos de sua trajetória em defesa das causas sociais. 13-Construir uma “escultura” com objetos coletados da natureza morta, com título referente a proposta. 14-Desenhar com carvão da escultura escolhida 15-Expor os trabalhos na escola, fotografar e postar no blog da turma. Avaliação Pensando a avaliação como processo constante de reflexão será realizada através de observação e anotações individuais. A leitura dos diários de bordo entregue pelos alunos será considerado instrumento importante para nossa análise. A interação nos diversos momentos da situação de aprendizagem,as reflexões, pesquisas, a organização dos conteúdos, a re elaboração dos conhecimentos propostos e a representação artística como produção individual na escultura, desenho,relevo e frotagem. Observação:
O projeto tornou-se amplo para uma locação de tempo de duas aulas semanais nesta escola. Com o aval da coordenação da escola, nos autorizaram um tempo maior com utilização de algumas aulas extras, considerando um licença saúde um professor , onde já iniciamos o trabalho no dia 09 de junho de 2011 com duas aulas.Selecionamos algumas ações que daremos prioridade neste planejamento: Atividades: 1, 2, 3, 5, 6, 11, 13, 14, 15, que ocupariam em torno de 10 horas aula, no total.
Referências Bibliográficas:
GUTFREIND,C; ACHUTTI,L. A. Le Bois de Boulogne: elogio da miopia e outras visões. 1ª Ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000 SANTANA, Renata. Frans Krajberg: a obra que não queremos ver. São Paulo: Paulinas, 2006 BUORO,A; KOK,B;ATIHÉ,E. Cicatrizes: A arte e a natureza em obras de Frans Krajberg, Siron Franco e Roberto Burle Marx. – O Leitor de Imagens.São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008

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