terça-feira, 21 de junho de 2011

Mediação e Curadoria Educativa

Mediação e Curadoria Educativa.... Olhares com Mírian Celeste Martins Em outros momentos de minhas reflexões este viés percorria nossas falas com a professora Mírian Celeste Martins presente “de corpo” duas vezes e presente de “alma “muitas vezes, através de suas escritas.Nosso grupo de estudo falava, escutava e se encantava com estes olhares, com estas possibilidades que o processo de mediação pode nos oferecer.O que é mediação e o que ela provoca, faz parte das inquietações dos professores entrevistados no texto em estudo, e certamente faz parte das nossas . Questões nos instigam e “perseguem” as reflexões da professora Mírian e de outros professores, como ela coloca no prefácio deste livro: “Como provocar experiências que ressoam na pele, que penetrem no corpo? Como instigar o olhar apressado e superficial e torná-lo um olhar curioso, um olhar estrangeiro? Como potencializar ações que gerem o Dewey denomina de experiência estética?” Estas perguntas são constantes em nossos estudos, pois depende de nossas propostas, de nossa concepção, de nossa função como professores pesquisadores e de nossas provocações.Somos professores propositores, dependem de nossos recortes as seleções que levamos à nossa sala de aula.Percebendo a mediação também como “dar acesso”,nosso papel sem encaminha para oportunizar encontros,pois acreditamos no desenvolvimento de uma bagagem cultural, como nos diz Panofsky” a experiência re criativa de uma obra de arte depende não apenas da sensibilidade natural e do preparo visual do expectador, mas também de sua bagagem cultural. Não há espectador totalmente ingênuo”.O papel do mediador é criar situações de encontro com arte, como objeto de conhecimento, para que possamos ampliar a leitura e a compreensão do mundo e da cultura. O que é mediação? Mediação é encontro, entre o observador e o objeto, um encontro composto de sensibilidade, de ressonância,de fruição.Mediação é des velamento, amplia conexões...Como nós professores, “nos encontramos” e como promovemos estes encontros na nossa prática? Mediação é ampliação de conhecimento, propõe um desenvolvimento, permite um novo olhar, re construção significados, interpretação, expansão, exploração. Mediação é ir ao encontro ao repertório cultural e aos interesses do outro, respeito ao que já existe, um olhar ao que está construído no aluno, ao conhecimento prévio,fazer “ganchos” , conexões que possam dar significado às suas aprendizagens.Respeito às considerações anteriores do expectador, às suas leituras, às suas formas de julgamento. Mediação é conectar conteúdos e interesses, conexões dos interesses dos alunos aos conteúdos da linguagem da arte.Provocações, estímulo à curiosidade, “tornar os saberes ensináveis”, como nos diz Perrenoud. Mediação é ir além dos conteúdos, provocações para mais perguntas, indagações ,potencialização de outros modos de percepção além da ilustração como reforço, como exemplo. Mediação é aproximar, ativar culturalmente de obras e artistas, propor investigações estéticas, dar acesso a livros, museus, obras,escritas e outras possibilidades. Mediação é reflexão, leituras internas, permitir emoções, acessar as obras com as subjetividades. Mediação é experiência, promoção de experiências estéticas nas suas mais diversas formas, experiências significativas,criarem condições para que as experiências possam acontecer na vida dos alunos.Experiências constroem identidades, provocam transformações. Mediação é diálogo, conversação, problematizar situações, propor questões ,escutar, valorizar a indagação,promover novas buscas antes de respostas. Mediação é atitude do professor, consciência do educador, de suas funções pedagógicas,reflexão sobre nossa prática, re construção de metodologias e concepções.Professor pesquisador,propositor,construtor de histórias,estético, crítico. Mediação é compartilhar, apreciações coletivas,participar da ação do aluno,ação de mediação não é centrada no professor. “Mediação é um percurso - olhar o outro, o próprio, ampliar através das imagens, sons...Relacionar-se com as linguagens.” Sobre curadoria educativa , penso que esteja relacionada às questões que permeiam nossas reflexões: Como pensamos nossas escolhas?Como promovemos estes encontros com o universo da arte? O que apresentamos aos nossos alunos? Que situações instigamos? Nossas escolhas para compartilhar são feitas como? O que motiva nossas ações educativas?Que conexões propomos? Os textos que selecionamos na imagem ou na escrita nos tocam, provocam estranhamento? O cenário das escolas é composto por quais artistas ou obras?Como nos diz , Mírian Celeste Martins: “ativação cultural de obras e artistas”.Estas escolhas declaram nosso desenvolvimento na compreensão estética nossos encaminhamentos neste mesmo percurso.

Um comentário:

  1. Neusa, esta postagem é inspiradora para nós arte-educadores, parabéns pelo texto, a lucidez de tuas palavras só nos fortalece nesta jornada.

    Fazendo unm pequena mediação afetiva:

    Feche os olhos e receba no coração um grande abraço.

    Lúcia Moraes

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