terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como você percebe a relação entre arte e ciência?

Fragmentos de texto com grifos meus, disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehj4AA/a-interseccao-entre-arte-ciencia-tecnologia, acesso em 17 de outubro de 2011.

A sociedade está num estado de enorme transição. As maiores mudanças em nosso ambiente podem ser atribuídas à ciência e à tecnologia. A responsabilidade moral do artista está na tentativa de compreender essas mudanças.

(...) Afinal, a ciência e a tecnologia vêm influenciando fortemente o pensamento de nossa época por estar mudando noções básicas sobre a natureza do universo e da humanidade. As novas tecnologias de comunicação desafiaram antigas idéias sobre tempo, distância e espaço. Além disso, a ciência e a tecnologia têm influenciado todas as áreas da vida, como a medicina, a comunicação, a vida doméstica, a educação e o entretenimento.

(...) O que é ciência? Podemos definir a ciência como um acúmulo de visões de mundo, questões, metáforas, representações e processos que tentaram compreender o mundo. São tentativas de compreender como e por que um fenômeno ocorre; um foco no mundo “natural”; uma crença na informação empírica; uma avaliação localizada na objetividade, a qual é vista por meio de especificações detalhadas de operações guiadas pela observação; uma codificação através de leis ou princípios e um contínuo teste e refinamento de hipóteses. O que é tecnologia? No seu mais amplo significado, ela é o processo de inventar e fazer coisas. A tecnologia é vista como o “saber como”, enquanto a ciência é vista como o “saber o porquê”. Engenheiros e tecnólogos são pessoas empenhadas primeiramente em fazer coisas ou refinar processos. Os desenvolvedores de tecnologias geralmente estão focados em objetivos utilitários específicos, enquanto cientistas buscam por algo mais abstrato: o conhecimento. Altas tecnologias freqüentemente se constroem pelo conhecimento gerado pela ciência, mas muitas vezes a tecnologia corre à frente da ciência em campos inexplorados.

E o que é arte? No último século, as fronteiras da arte têm sido expandidas para além das mídias, contextos e propostas convencionais. Tipicamente, a arte é comprometida com propostas não utilitárias. Ela usualmente intenciona mover ou provocar o público para propostas estéticas, intelectuais ou espirituais. Os artistas fazem diferentes tipos de descobertas sobre a natureza, de forma diferente da dos físicos ou biólogos, não atuando exatamente como esses pesquisadores. A arte contemporânea inclui freqüentemente elementos de comentário, ironia e crítica, desviando-se do modelo de pesquisa utilizado pela ciência. Isso porque os cientistas e tecnólogos esforçam-se em torno da objetividade. Já os artistas cultivam suas subjetividades como o que eles têm de maior. A pesquisa feita pelos artistas deve trabalhar como a arte sempre fez: movendo o público com o seu poder comunicativo.

Este texto de pesquisa nos auxilia ao pensar sobre a conexão de artes – ciência, de uma interação onde público e artista constroem a interpretação da obra. Nos conduz a uma compreensão estética dinâmica, com obra,autor e espectador dialogando.Maneiras de “ ler,escrever e reler o mundo” como Luisa Gabriella Santos, nossa tutora escreve em um contribuição neste fórum.

“(...) educação imersa e tramada no cenário desta atualidade,” no texto de Carla Gançalves Rodrigues...

Portanto arte como atos estreitamente ligados a nossa concepção de mundo. O fazer artístico como um transitar no contexto histórico e cultural, experiências de investigação.Múltiplas dimensões,vastos olhares, compreensão de saber científico e estético.

COELHA ALBA: ARTE TRANSGÊNICA

É possível produzir arte através da ciência e da tecnologia? O artista plástico brasileiro, Eduardo Kac, prova que sim. Formado em artes plásticas pela PUC / RJ, Kac é chefe do departamento de Arte e Tecnologia da The School of the Art Institute of Chicago e pioneiro na interseção de arte, ciência e tecnologia. Seu trabalho com holografia é considerado um dos mais avançados do mundo e lhe rendeu o Prêmio Anual da Shearwater Foundation Holography, o mais prestigioso dentro da área.

A biotecnologia também é usada por Kac para a produção de suas obras. Uma das experiências de arte transgênica do artista plástico foi a Coelha Alba. A idéia foi aplicar no pelo do animal uma proteína verde fluorescente, retirada de uma medusa (Aequorea victoria) da região noroeste do Pacífico, que permite ao animal emitir uma luz verde brilhante quando exposto à radiação ultravioleta
Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário