terça-feira, 1 de novembro de 2011

CORPO DO AFETO

              Modelado Maciço Ocado
ARTISTA QUE USA ESTA TÉCNICA
RodiRodi Núñez
Um corpo de afeto...

Estou vivendo experiências inéditas com o barro. Este espaço tridimensional, a criação deste espaço, a fruição desta dimensão é muito nova. É um novo olhar como expectador e como protagonista...

A proposta do trabalho “Corpo de afeto”, nos remete a um pensar de relevância de afetos: O que é afeto? Como sou afetada? No coração estaria a possibilidade de afeto? Um corpo.

Tentei em minha construção, não ceder a um exercício de representação. Fiz tentativa de uma forma que nos aproxima do “coração”, mas que propõe movimento.Imaginei uma dinâmica de desprendimento,uma transformação pouco simétrica, talvez uma cena.

Pensei uma textura de “não pronto”, como estivéssemos em constante construção, um entorno de afetos. Um coração com gestos.Um cotidiano e não uma memória guardados.Afeto vivo, constante.Um corpo.

Um corpo feito de presenças e não de lembranças. Um afeto vivo “esboçado”.

Quanto à “técnica”, a argila não é ideal, consegui aqui na região onde moro. Estou há dois dias aguardando uma secagem para realizar a ocagem.Não sei. Percebo a argila ainda muito mole, talvez em função dos dias de chuva seguidos.

Minhas tentativas de expressão foram experimentadas em algumas formas. O objeto construído foi uma experiência importante.

Hoje, fiz a ocagem no objeto. A superfície tornou-se dura e difícil de iniciar o corte.Não usei jornal, talvez tenha exagerado no tempo de espera.A união de volta das partes demorou e foi preciso usar mais barro “mole”.Fechou, acho que manteve a textura inicial sem alisar.Refiz.

Fotografei todo o processo. Não venci a tentação e fotografei a sombra fazendo parte do corpo construído.Gosto de sentir esta “deformação” inédita dos objetos.Na projeção se parece mais efetivamente com um coração.

Gostei. Me senti muito tranqüila.Experiência prazerosa num contato de experimento, das mãos ,das texturas, da maneira de tocar e das possibilidades, da dimensão que este toque permite ou não nas diversas fases do barro.

Penso que meu corpo de afeto ficou “afetivo”...
























Nenhum comentário:

Postar um comentário