terça-feira, 1 de novembro de 2011

PERCEPÇÃO ORGÂNICA

Modelado por Rosca/Acordoamento
ARTISTAS QUE USAM ESTA TÉCNICA


carustoCarusto Camargo (Br)



GurvichJosé Gurvich (Ur)


PERCEPÇÃO ORGÂNICA

Modelado por Rosca/Acordoamento

Objeto inspirado na natureza- A modelagem desta proposta foi também muito prazerosa. Fazer os “rolinhos”, sentir o barro indo e vindo conforme a pressão da mão, conforme o movimento tornou-se uma brincadeira. Minha argila ainda não é a indicada, mas penso que consegui melhorar “consciência” do toque neste material.

Sobre a inspiração que desenvolvemos durante esta experiência: Percebo, nesta fase de “entendimento” com o barro que o “material” em si, como matéria em transformação, nos remete para um tempo primitivo, para um lugar de poder “pegar”, mexer, brincar...

Não sei, pode ser um tempo com uma dinâmica de encantamento, experiências que podem demorar-se sem um relógio impositor...

Também pode ser o deleite da infância. Tenho muito presente na minha memória de afeto, a curiosidade, o fascínio que fazia parte de minhas investigações na casa de minha avó materna. No campo, as histórias que ela me contava sobre as casas do pássaro João de Barro.Lembro muito bem.No meu ideário, na fruição da arquitetura deste pássaros, eu pensava sobre o interior destas casinhas.Imaginava divisões, salas, e quartos para cada passarinho da família...portinha interna....corredores....Era mágico, acho que ainda é mágico.O material usado, a forma de transporte...(o bico), o suporte para a casa (árvore)...impossível não encantar-se...Hoje tenho no meu pátio, uma casa de João de Barro, é alta...mas ainda penso no projeto interno da casinha, e ainda penso nas histórias de minha avó.São argumentos de saudade com sabor,cheiro e visões...

Esta proposta me levou por aí... por uma tentativa de representar a entrada da casa do pássaro, talvez uma possibilidade de imaginar o interior... do objeto, da casa , ou meu.














Nenhum comentário:

Postar um comentário