terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sons que vemos e ouvimos ...

Relíquias- escrita sonora – exercício de ouvir imagens...

Complexa experiência... desafio de parar e deslocar-se.Pensar o entorno não pensado...estranhar.

Relíquias, porque vejo raridades, guardados inéditos na minha coleção particular... de gostos e afetos.

A idéia era que eu pudesse separar, ou agrupar estas fotografias por um viés particular. Uma “curadoria” pessoal.Desisti.Não havia como fugir da seleção do artista.As imagens “conversavam” com as imagens dos artistas, não pude “traí-los”.Não quis desconectar uma essência sutil mas evidenciada em cada olhar , em cada enquadramento.Minha intenção não fazia sentido o diálogo instalado com as fotografias e o artista era maior.Fragmentos que desloquei.
Coloquei sons. Procurei não fazer uma “novela” de rádio onde as imagens fossem adereços. Procurei sentir um espaço, um ambiente.Fui óbvia em algumas situações que aos pouco reconhecia, mas esta liberdade de “desconstruir” também torna-se uma competência lenta e difícil para nós aprendentes .

Usei as imagens principalmente de Nan Goldin, uma das fotógrafas contemporâneas mais conhecidas no mundo todo. ”O diário fotográfico como proposta plástica”.Procurei construir um cenário sonoro que revelasse a fragilidade da artista, a força emocional de seu trabalho que aproxima-se de sua vida pessoal.São retratos de sua própria vida.Um suicídio de sua irmã mais velha,os amores,amantes e experiências. “Não escolho as pessoas propositadamente para as fotografar; tiro fotos diretamente da minha própria vida. Estas fotografias aparecem como relações pessoais, não como uma observação”.
"Esses são meus amigos, esta é minha família, aqui sou eu. Não há separação entre mim e aquilo que fotografo”.

August Sander,e “Todos os homens do século XX”...

Fotógrafo alemão,que desde muito cedo estabelece uma “consciência” com a fotografia.Experimentos com a cor.Todos os homens do século XX, reúnem 100 fotografias, um documento do povo alemão.Teve sua obra censurada pelas autoridades junto com prisão de seu filho antinazista. Sobrevive à destruição do seu estúdio e consegue salvar muitos dos seus negativos. Ainda assim, em 1946, estes negativos seriam destruídos por assaltantes. Apesar de todos estes contratempos, Sander continuou a trabalhar nos seus diversos projetos.Um projeto de registro poético, uma identidade ...um olhar ou uma escuta de seu povo.
Esta seleção determina a particularidade do artista e talvez a “fidelidade” destas imagens é que nos transtornam e deixa nosso texto sonoro um pouco explícito....

Nenhum comentário:

Postar um comentário