terça-feira, 1 de novembro de 2011

LABORATÓRIO DE LINGUAGEM TRIDIMENSIONAL

Um ateliê em Candelária...
Um nicho de poesia e sensibilidade ...este é o ambiente que visitamos...





                                                    ATIVIDADE GERAL- 01
Nome e endereço do local: Trata-se de um ateliê de uma artesã local, que possui uma formação acadêmica que não concluiu, mas sua produção é resultado de muitos cursos na área e de uma sensibilidade bastante presente nos seus depoimentos e obras.

Não costuma comercializar seus produtos além da associação de artesões da cidade e, portanto, afirma que sua atividade desenvolve-se pelo envolvimento que possui com o barro, com a mágica desta transformação, além das constantes leituras que faz. Diz-nos que muitas vezes a produção torna-se repetitiva e perde um pouco a autoria quando adquire o compromisso e precisa produzir com os prazos de comercialização.

Diz que não necessita desta atividade para ganhos materiais e, portanto, utiliza-se de seu ateliê para vivenciar momentos prazerosos e suas peças é resultado disto. Identifica-se com peças com muito movimento e “vazados” criando móbiles, esculturas , totens e algumas peças de colares de adereços

Minha impressão, durante a visita para conhecer seu ateliê que fica, no terreno de sua casa, provoca estas mesmas sensações descritas. Verônica fala do barro de sua “poética” de uma forma comovente.Relata a emoção que teve quando adquiriu seu forno para queima e revela seu desejo de reunir pessoas para “mexer” no barro...

Nome do proprietário: Verônica Klafke. Rua 7 de setembro, 389, Candelária, RS-CEP 9693000.

Telefone/email/contato: 51 3743 3174

Existe um forno? Sim o forno elétrico

Qual a temperatura de queima aproximada? A capacidade do forno é de 1230, mas ela nos diz que utiliza 980.
Que tipo de barro trabalha? Verônica usa terracota de nossa cidade, Candelária, nossa argila.

Usa barro que manda buscar em São Paulo, compra da “Pascoal “e prefere “Chamote”
O barro é da própria região ou vem de fora? Vem de São Paulo e alguma coisa daqui da região
Existe disponibilidade para queimar o seu trabalho neste forno? Sim, quando pode organizar com antecedência , ela queima trabalhos de outras pessoas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário