terça-feira, 1 de novembro de 2011

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SUPERVISIONADO I

Planejamento de projeto de ensino para o estágio

Professora-pesquisadora e formadora: Andrea Hofstaetter

Trabalhamos questões relativas ao planejamento de situações de aprendizagem na disciplina de Planejamento Educacional em Artes Visuais. Todos os textos lidos e discussões colaboram para o trabalho de planejamento do estágio.

Para seguir com nossas reflexões e encaminhar o planejamento do projeto de ensino da prática de estágio I, solicito a leitura de texto em anexo, intitulado SOBRE PLANEJAMENTO. Este texto apresenta algumas considerações importantes para pensar o planejamento e algumas sugestões de formas de organização do projeto.

Consideradas as observações do contexto de trabalho e o Plano Político Pedagógico da escola, bem como o projeto pedagógico da área de artes, sugiro continuar pelas mesmas perguntas que orientaram a elaboração de aula no semestre passado, agora para pensar numa seqüência de aulas. Seguem abaixo:

O que os alunos gostariam de aprender?
O que já sabem sobre isto?
O que é interessante que eles aprendam além do que sabem?
Para quê vai servir esta aprendizagem?
De que forma aprenderiam melhor?
Que recursos podem auxiliar neste processo?
Como esta aprendizagem se encaixa num processo de construção de conhecimentos mais abrangente? Com que outros conhecimentos esta aprendizagem pode ser conectada?
De que forma se poderá avaliar se ocorreu ou não a aprendizagem?

Lembrem de nossas discussões a respeito da importância de abordar aspectos da arte contemporânea.

O enfoque principal também pode ser sobre algum aspecto bem característico da cultura local. E daí pode-se partir para outras investigações mais abrangentes...
Mírian Celeste Martins nos oportuniza importantes reflexões.Tive o privilégio de estudar mais diretamente com o material dela num grupo de estudos em arte educação formado por colegas professoras que dura há quase 10 anos.Em alguns encontros com a professora Mírian nos vimos com mais possibilidades de que é possível um ensino da arte "rizomático", em redes, de saberes e de relações.Ainda me acompanha suas escritas além de Fernando Hernandez e suas possibilidades em projetos e portfólios.A mediação,provocação as experiências e o encantamento fazem parte dos textos e contextos desta professora pesquisadora, o resgate de um ensino de arte significativo.




Onde estou...

Projetando... Fase inicial

Refletindo nossa atitude pedagógica, nossa concepção de ensinar e aprender devemos compor nosso projeto.
Realidade, diagnóstico, revelações.
Objetivos, metodologias.
Nesta fase de pesquisa da “ecologia” da turma que farei meu estágio, posso adiantar algumas diretrizes. Estou num lento processo de escuta.

Considerando as premissas que Mirian Celeste Martins propõe para pensarmos um projeto, estou na fase de “leitura de necessidades e interesses”. O tema que penso, que poderá ser “gerador”de idéias , estimular a aprendizagem seria algo sobre “ver”, olhar demorado, proporcionar deslumbres...como perceber a presença do sensível...da poesia...que situações,quais os códigos de linguagem ,que conteúdos teriam o objetivo “ensinar a ver’?












Nenhum comentário:

Postar um comentário