quinta-feira, 26 de julho de 2012

O binômio Arte-Cenografia.



Uma maquete de um cenário...

Cenário:

Desfile Triton, São Paulo, Fashion Week, 2005

Cenografia Gringo Cardia



O artista Gringo Cardia,se autodenomina “artista da imagem”.O título se justifica pela suas ações e pelo seu trabalho com abrangente área de atuação, destaca-se a visão da direção de arte, em que o designer desenvolve projetos gráficos, multimídia e cenográficos com forte traço contemporâneo.

No evento de São Paulo, Fashion Week, em janeiro do ano de 2005, Cardia criou para a marca Triton, de moda jovem, cenário inspirado nas idéias de acampamento. “Manipulamos essas referências de maneira gráfica”, explica o designer, que utilizou peças coloridas de madeira, recortadas com extrema precisão, em meio a repletos caminhos. Uma equipe carioca especializada em adereços carnavalescos foi a responsável pelos rebuscados detalhes decorativos. Além da manifestação de amor de um fã, que jogou uma carta com 4 mil "eu te amos" durante a apresentação de La Bündchen, o divertido cenário montado pela grife paulistana na passarela foi palco de um desfile de referências ao universo encantado. E era mesmo tudo um sonho. Um verdadeiro passeio no bosque de forma divertida.

Além de cenógrafo, Gringo Cardia é também designer, artista gráfico, arquiteto, diretor de videoclipes e diretor de arte. Muitas vezes, desenvolve a programação visual de toda a mídia de um espetáculo, desde o impresso gráfico e vídeo, até a criação e construção do cenário do show ou da peça. Seu estilo é transitar e transportar linguagens entre a realidade tridimensional construída (cenografia), a bidimensional desenhada (programação visual) e a imagem em movimento (vídeo e cinema). Em dança, faz a direção de arte e cenografia da Companhia de Dança Deborah Colker desde a sua criação. Trabalha com o grupo circense Intrépida Trupe durante dez anos.

Segundo o artista:

Tudo começa com um brainstorm. Preciso descobrir o sentimento que devo traduzir em concretude. Aí tem muita conversa com o cantor, o diretor do espetáculo, o designer, ou seja, para quem eu vou trabalhar. Tento conhecer as pessoas, o que elas querem contar e materializar em algo novo, diferente, surpreendente. Não podemos ter medo de arriscar. E quanto mais velho a gente fica, mais nos habituamos com nossa zona de conforto. Está errado. Temos de ousar sempre. Essa é a essência de um bom cenógrafo.



Gringo Cardia trabalha com a alma e lápis ...

“Gringo Mãos de Lápis”. É assim, parodiando o ator Johnny Depp, no filme “Eduardo Mãos de Tesoura,” que o designer Gringo Cardia define seu processo de trabalho. “Fico rabiscando o tempo todo”, comenta. “Vou desenhando minhas ideias e assim dou forma ao meu pensamento...

O cruzamento direto da arte visual com a cenografia, como construção do artista, como produção e poética de um cenário que interage com o público, que faz parte do público.

Referências:




 

Imagens

Início do Processo...







Montagem...










lanternas leds cobertas com algodão

Bonecas como manequins






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário