sábado, 28 de julho de 2012

Objetos Propositores

Ainda trabalhando com o texto de Martins, Objetos propositores ...
Elaborar um jogo que envolva um dos assuntos presentes nas pranchas construídas por vocês. Pensar que os temas presentes nas obras de arte podem estar relacionados a outros, por exemplo: arte e violência, arte e etnias, arte e tecnologias, enfim, as relações podem ser múltiplas.
Jogando  com   Artistas
O conceito que temos mais evidenciado em nossas pranchas trata da figura humana ao longo da história. Como diferentes tempos e contextos produzem as representações da figura humana .
Nossa proposta  de jogo:
Material-
12  cartelas com imagens da arte de diferentes épocas e movimentos artísticos com foco na figura humana. Estas cartelas serão numeradas .
12 cartelas com perguntas elaboradas pelo professor referentes a cada obra em estudo.
12 cartelas com respostas elaboradas pelo professor para as questões.
Dois dados para sorteio.
A escolha de imagens e as questões deverão ser escolhidas pelo  professor amparado pelo diagnóstico da turma, o vocabulário já construído e a proposta de trabalho.
Jogadores-
O público alvo deverá fazer parte  também do olhar  do professor junto com outros elementos da proposta. Considerando nossas pranchas a seleção de imagens como exemplo  será feita para alunos do ensino médio.
O número de jogadores  pode variar, mas a necessidade de um mediador é fundamental.
Desenvolvimento-
Colocar as cartas  com imagens dispostas  de forma visível para todos.
Cada jogador na sua vez lança os dados e, dependendo do valor de cada um, pode somar os dois valores contidos nos dados ou escolhe um dos valores.
Se não conseguir nenhum número que corresponda com as cartelas na mesa passará sua vez na ordem.
Após verifica a carta correspondente na mesa.
O mediador fará as perguntas da cartela correspondente em voz alta e fará a conferência nas cartas respostas.
Cada resposta certa vale um ponto.
Termina o jogo quando acabar as cartelas na mesa.
As cartelas utilizadas não voltarão para este  jogo, então  o mediador deverá  falar a resposta correta depois de cada  erro do jogador.
Ganha quem fizer mais pontos.
Objetivo-
O jogo possibilita conhecer obras de artes, artistas e movimentos artísticos  com ênfase nas produções com representações da figura humana. Oportuniza o desenvolvimento da percepção visual e diferentes estéticas  além da ampliação do vocabulário imagético.Oferece situações de comparações nas imagens da arte  e nas representações humanas de épocas e tempos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário